Santa Terezinha - CRISTAIS 

Santa Terezinha é um povoado que situa-se no município de Macaúbas no estado da Bahia.

Antigamente esse local era chamado de Cristais, porque na época havia várias pedras de cristal. Atualmente esse local é chamado de Santa Terezinha por causa da sua Padroeira.

Esse é um local que favorece a outros povoados com alguns de seus estabelecimentos como: posto de gasolina, posto de saúde, cemitério, farmácia, entre outros.

O padre José Maria, Camilo dos Santos, João Silvério, Augusto e André foram as primeiras pessoas a habitar nesse local, onde era o terreno de Antônio dos Santos.

Logo depois que a comunidade começou a ser construída, os moradores ergueram vários estabelecimentos como a igreja, que foi construída em 1930.

 

O povoado já teve uma feira, onde as barracas eram erguidas com paus e cobertas com panos, nessas barracas vendiam café com pão caseiro, eram vendidas também potes e moringas. Depois de algum tempo a feira acabou, por causa de muitos mercados que estava abastecendo, desestimulando os feirantes.

Em 1981 a Comunidade de Santa Terezinha era abastecida com água de poço artesiano que ficava próximo a casa do Sr. Chiquinho e era controlado pelo SAAE - Serviço Autônomo de água e Esgoto de Macaúbas, até a construção da barragem em Santa Terezinha (2003) que vem abastecendo a comunidade desde então. Os primeiros vereadores da comunidade em 1968 foi o Sr. Cornélio dos Santos Meira e João Filho Trindade. Atualmente a comunidade conta com um representante do legislativo de Macaúbas o vereador Sr. Roberto Oliveira Souza, conhecido como Roberto de Zé de Enedina.

O sistema de iluminação do povoado foi por muito tempo a motor, e tinha horário estabelecido para funcionar, que se iniciava às 18h e encerrava as 22 h. O motor ficava onde é hoje a padaria do Sr. Luiz. A energia elétrica chegou ao povoado no ano de 1985, o que se caracterizou com um grade avanço.

Havia na época dois barracões um para as pessoas venderem mercadoria e o outro onde ficavam os animais dos comerciantes, esses barracões eram muito mal feitos, pois não havia a mesma infraestrutura que temos hoje e mais tarde foi substituído por esse que se encontra no centro do povoado servindo para muitos eventos, como festejos juninos e eventos diversos.

A primeira escola da comunidade era feita de madeira, tendo como professora a Sra. Zilda Ribas, que por sinal foi a primeira professora formada do nosso povoado, ela vinha de macaúbas e ficava na residência do Sr. Camilo dos Santos Meira,  nessa época o prefeito era o Sr. Amélio Costa.

A comunidade de Santa Terezinha vem desenvolvendo bastante, Segundo o Sr. José David de Souza, o povoado tem cerca de 600 casas e cerca de 3.000 habitantes, varias ruas pavimentas, muitos comércios, praças, posto de saúde, posto de gasolina, lava rápido, quadra esportiva, entre outros.

 

Para saber mais

https://meira.no.comunidades.net/um-pouco-de-historia

A igreja de Santa Terezinha, localizada no povoado de Santa Terezinha, Macaúbas, Ba,  passou por uma boa reforma.

Foram realizados vários meio (reza com leilão, bingos, campanhas, rifas...) para conseguir fundos para esta obra, e como pode ver nas fotos e videos... Ficou muito linda.

 

 

Associação Comunitária Cultural e Educacional de Radio Difusão de Cristais © 2021 Todos direitos reservados